sexta-feira 22 de novembro de 2024

Protesto: servidores da Justiça Federal de Alagoas paralisam atividades nos dias 13 e 14 de junho

Categoria reivindica manutenção do auxílio-saúde
Reprodução

Os servidores da Justiça Federal de Alagoas vão paralisar os serviços jurisdicionais nos dias 13 e 14 de junho pela manutenção do auxílio-saúde.

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região deu prazo de até o dia 20 de junho para que os servidores realizem a migração sem carência para a autogestão de saúde – TRFMED.

Desde de 2020, o TRF da 5ª Região, que reúne as Seções Judiciárias dos estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, criou a autogestão do TRFMED. E para mantê-la, o Tribunal está usando os recursos financeiros do auxílio-saúde. O problema é que os servidores de Alagoas e outros estados do Nordeste terão prejuízos financeiros. O plano inicial do TRFMED custa entre 4 a 5 vezes o valor do plano de saúde da Unimed da Associação dos Servidores da Justiça Federal de Alagoas – Assejuf-AL. A categoria solicita a manutenção do benefício do auxílio-saúde, que é um direito constitucional.

Os servidores da Justiça Federal possuem o plano de saúde Unimed contratado pela Assejuf-AL e recebem o benefício auxílio-saúde de R$ 579, pagando apenas a complementação de R$ 149, independente da faixa etária de seus associados e dependentes, sem nenhuma coparticipação de valores na realização dos procedimentos de saúde, o que não ocorre com o plano de autogestão TRFMED do TRF-5.

Na manhã do dia 14 de junho, haverá o julgamento do requerimento administrativo conjunto, SEI 0005925-44.2023.4.05.700, da Assejuf-AL, do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal em Alagoas (Sindjus-AL), e do Sintrajufe-CE pelo Pleno do TRF da 5ª Região, que pede a manutenção do pagamento do auxílio-saúde. O advogado Cezar Britto fará sustentação oral.

O coordenador Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, esclarece que o requerimento trata do direito dos servidores poderem optar pela manutenção do auxílio-saúde ou pela migração ao TRFMED. “A categoria passou quatro anos sem revisão salarial, e o percentual de 6% de reajuste não cobre as perdas financeiras acumuladas em mais de 30%. Queremos que o servidor tenha o direito de optar o que for melhor para ele”, adverte.

Mobilização

Na terça-feira (13/06), os servidores estarão mobilizados na sede da Justiça Federal, a partir das 10 horas, reivindicando a manutenção do auxílio-saúde. E na quarta-feira (14), uma representação de servidores de Alagoas vai se deslocar até a sede do TRF5, em Recife, para acompanhar o julgamento do requerimento .

O coordenador Geral do Sindjus-AL, Paulo Falcão, informa que, dependendo da decisão, a categoria vai definir as novas ações de mobilização. Os servidores do estado do Ceará também farão paralisações nesses dias de luta.

Jurídico

O escritório jurídico Cezar Britto também protocolou na Seção Judiciária do Distrito Federal medida cautelar em caráter antecedente para que seja garantido o direito de transição para o sistema de autogestão do TRFMED sem prejuízo do recebimento do auxílio-saúde referente ao mês de junho de 2023, devendo ser estendidos os prazos de comunicação de saída e de adesão à autogestão sem cumprimento de carência para as datas de 5 e 20 de julho de 2023, bem como serão apresentados, no prazo legal, os pedidos principais.

Fonte: Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística de Maceió em um veículo utilizado na

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

A Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) reuniu, na terça-feira (10),

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

Veículos cadastrados em aplicativos de transporte urbano, como Uber, 99, InDriver e outros, não

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

Por Iram Alfaia, do portal Vermelho O Brasil possui 1.836.081 eleitores menores de 18

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50

  Dados de Projetos Esportivos Clube de Regatas Brasil – CRB Autor Descrição da

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

O senador alagoano Renan Filho (MDB), ministro dos Transportes no terceiro governo do presidente

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

  O Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *