domingo 28 de abril de 2024

Mobilização de governadores deve garantir proposta negociada de reforma tributária

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença

Representando Alagoas, vice-governador Ronaldo Lessa participou da reunião na casa do presidente da Câmara dos Deputados | Divulgação

A reforma tributária não vai aumentar a carga tributária, nem recriar a CPMF, nem alterar o SIMPLES e o MEI. As mudanças não vão causar demissões, nem prejudicar o agronegócio, não vai gerar inflação, e não prejudica os mais pobres.

Esses são pontos que o Ministério da Fazenda vem tentando explicar, para garantir a aprovação das PECs 45/19 e 110/19, ou seja, da tão ansiada reforma do atual modelo fiscal brasileiro.

Neste sentido, o presidente da Câmara Federal, onde as referidas PEC começam a ser votadas possivelmente na próxima semana, deputado Arthur Lira (PP/AL), reuniu em sua casa governadores e secretários da Fazenda de todos os estados para discutir o tema.

Segundo Lira, a intenção do encontro, que levou a Brasília nesta quinta-feira, 22, o vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, e a secretária de Estado da Fazenda, Renata Santos, foi ouvir e acomodar as propostas dos governadores antes da apresentação final do texto.

Lira diz que reunião com governadores é para unificar propostas dos estados | Agência Brasil

Por meio da agência de notícias do governo alagoano, Ronaldo Lessa disse que o encontro teve importância histórica. Ele representou o Estado, pois o governador Paulo Dantas está em viagem para o exterior.

“É um dia histórico para o Brasil. Desde a época em que fui prefeito de Maceió, a gente já sonhava que um dia pudesse fazer uma reforma tributária. Para poder avançar o país necessita simplificar os seus impostos e fazer mais justiça social”, afirmou o vice-governador alagoano.

Já a secretária Renata Santos, que tem se destacado como porta-voz dos secretários de Fazenda do Nordeste, manifestou a opinião de que a reforma tributária é essencial para trazer simplificação, crescimento e aumento de produtividade.

“Nós, do Nordeste, já estamos discutindo o texto há cerca de quatro meses e agora, nos últimos dois meses, a discussão técnica entre todos os secretários do país se aprofundou e a gente tá muito perto de um consenso. Mesmo em temas que eram divergentes, a gente já tem uma maioria e a certeza que dessa vez a reforma vai sair”, ressaltou a secretária.

Enquanto isso, conforme divulgado pela Agência Brasil, o governo federal trabalha sua área de comunicação “para garantir aos investidores que a reforma tributária vai reduzir os impostos para saúde, educação, transporte público e produção rural, adequar os impostos ao padrão internacional, unificar cinco impostos em um,

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

22 de junho de 2023 6:55 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *