segunda-feira 29 de abril de 2024

5ª edição da Xingó Trail Run acontece no mês de julho

Competição trará, novamente, o troféu com a imagem da Carranca
Foto: Assessoria

Uma competição para muitos inesquecível! Esta é a Xingó Trail Run, que vai acontecer no dia 15 de julho, em Canindé do São Francisco (SE). A prova que já se consolidou no cenário nacional como uma das mais concorridas possui obstáculos naturais diversificados e um percurso mágico que tem muito verde. Em seu relevo encontram-se pediplanos e colinas, cobertos por uma vegetação de capoeira e caatinga. A região onde a prova vai ocorrer o evento esportivo está inserida na bacia hidrográfica do Rio São Francisco e nela encontra-se a Usina Hidrelétrica de Xingó. Além do São Francisco, o riacho Lajedão e o rio Curituba drenam a região.

Neste ano trará, mais uma vez, quatro categorias, com uma pequena mudança na prova que antes eram 27km e agora será 30km e na de 50km que aumentou para 60km e terá um percurso que passará pelo Centro Histórico de Piranhas (AL) e vista privilegiada para o Velho Chico. As demais categorias são 7km, 10km.

De acordo com o organizador do Xingó Trail Run e professor de Educação Física, André Souza, este ano o evento chega em seu ápice. “A arena será montada na praça que fica no Centro da cidade Canindé do São Francisco (SE), no Alto da Serra. Neste ano organizamos uma prova muito mais técnica e com elevações que no ano anterior não tinha. Teremos novamente a passagem pela Usina Hidrelétrica de Xingó, pelo Museu de Arqueologia, adentrando o Centro Histórico e a escadaria de Piranhas (AL). Uma novidade que estamos trazendo para os atletas é a premiação por faixa etária na categoria dos 60km. Esperamos uma adesão ainda maior de atletas para desfrutarem de uma prova com cenário diferenciado e desafiador”, contou.

Foto: Assessoria

Para a atleta campeã do ano de 2022 na categoria 50km, Lídia Oliveira, que é de Camaçari, na Bahia, o desafio foi grande, sofrido, mas com um percurso incrível, belo e uma organização impecável. “Não imaginava que fosse alcançar o lugar mais alto do pódio e posso dizer que fiquei muito feliz com o resultado e os treinos valeram à pena”.

Troféu Carranca

Adotado em definitivo pela organização da Xingó Trail Run, o troféu homenageia a Carranca. Segundo alguns relatos e os livros de história, as carrancas surgiram na virada do século 19 para o 20, quando passaram a decorar as proas dos barcos que seguiam de Minas Gerais para o Nordeste brasileiro, pelo Velho Chico. O escritor Paulo Pardal, talvez o principal pesquisador do assunto e autor do livro Carrancas do São Francisco, “a origem das carrancas deve ter sido a imitação de navios de alto-mar, vistos nas capitais da Província da Bahia e do país pelos pequenos nobres e fazendeiros do São Francisco em suas viagens à civilização”. Os barqueiros acreditavam que as carrancas davam sorte, assustavam maus espíritos, tempestades, animais perigosos e naufrágios.

A competição que terá, mais uma vez, a Carranca como troféu entregue aos primeiros colocados de cada categoria é um sonho realizado por André Souza. “Eu adotei a figura da Carranca como símbolo para a Xingó Trail Run e ela estará conosco na identidade visual das camisas entregues aos atletas, inclusive”, contou.

A atleta Gisele Lima, de 35 anos, é auxiliar administrativo e é natural de Paulista (PE). Ela participará pela segunda vez da competição. “Ano passado participei na categoria 10km e conquistei o 3º lugar, levando o troféu da Carranca para casa, e neste ano pretendo me desafiar ainda mais na categoria maior, de 60km. Em 2022 estava iniciando no mundo das corridas e foi além de desafiador, surreal. Quando terminei quis ir de novo, por isso neste ano irei nos 60km. Me apaixonei totalmente e agora estou treinando ainda mais, me preparando bem para poder concluir bem o percurso”, finalizou.

A organização acrescenta que a competição é totalmente balizada, possui staffs em diversos trechos, ponto de hidratação, terá bombeiros civis assim como nos anos anteriores e uma estrutura preparada para receber os atletas.

Para informações e inscrições na competição Xingó Trail Run, acesse: https://www.xingotrailrun.com.br/

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *