segunda-feira 29 de abril de 2024

Mais de 10 mil pessoas transgênero já mudaram o nome e gênero desde 2018

Desde que o Conselho Nacional de Justiça regulamentou a alteração do nome e do gênero em registros de nascimento e casamento, em 2018, cerca de 10,8 mil a transgênero já foram beneficiadas. O número poderia ser maior com menos burocracia e custo menor
Comunidade LGBTI+ avançou no acesso aos direitos, mas ainda há muito a caminhar | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por Redação RBA

O Brasil passou de 10,8 mil mudanças de nome e de gênero. Isso desde 2018, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) regulamentou a alteração. Com a medida, acabou a necessidade de ações na Justiça para essa mudança. Já no primeiro ano de vigência foram 1.916 alterações. O número praticamente foi dobrando de ano para ano. Só de maio de 2022 para cá, foram 3.819 mudanças de gênero, segundo a Central de Informações do Registro Civil.

Entre as mudanças solicitadas, as principais são aquelas para o gênero feminino. De junho de 2022 até maio os cartórios registraram 2.017 mudanças do gênero masculino para feminino e 1.558 do feminino para o masculino. Há ainda 244 casos em que não houve alteração de gênero.

Procedimentos nos cartórios para mudança de nome e gênero

A alteração do nome e gênero no cartório requer a apresentação de todos os documentos pessoais, comprovante de endereço e certidões negativas de distribuidores civis e criminais (estaduais e federais) do local de residência dos últimos cinco anos. E também as certidões de execução criminal (estaduais e federais) dos tabelionatos de protesto e da Justiça do Trabalho.

Slide 1
Slide 2

Os cartórios não exigem apresentação de laudos médicos, nem de cirurgia de mudança de sexo, como exigiam antes, nas ações judiciais. O processo inclui uma entrevista com o interessado no cartório, que comunica aos órgãos competentes sobre a mudança de nome e gênero. O CPF permanece com a mesma numeração, para garantir segurança jurídica em eventuais casos que envolvam ação judicial.

A partir da certidão de nascimento alterada, entregue em cerca de cinco dias, o cidadão pode pedir a alteração dos demais documentos.

Burocracia e custo ainda são entrave ao Orgulho LGBTI+

Esse avanço, porém, poderia ser maior. E o país teria um número muito maior neste dia do Orgulho LGBTI+ se não fosse o excesso de burocracia e custo. Segundo o Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDF), o número de alterações de nome e gênero poderia ser maior. Ao jornal, a advogada Maria Berenice Dias, presidente do Instituto, disse que há exigência de um “número absurdo de documentos”, o que pode custar até R$ 2.000. “E nós estamos falando de um segmento especialmente vulnerável da população. Isso tem levado à restrição dos pedidos”, disse.

A coordenadora da área nacional de mulheres trans e travestis da Aliança Nacional LGBTQIA+, Layza Lima, que alterou seu nome, concorda. “Vivemos em uma sociedade transfóbica e, em alguns estados, pode ser mais difícil do que em outros para conseguir a mudança. A burocracia é excessiva.”

Layza disse também que não pagou para alterar a certidão de nascimento, o que é pouco divulgado. “O Estado tem o dever de prover esse serviço para pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas isso não é muito divulgado e alguns cartórios não respeitam”, destacou.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *