domingo 28 de abril de 2024

Morte de funcionário esquenta processo de venda da Braskem

Episódio foi em 22 de junho e profissional trabalhava para a Tenenge, que é da família Odebrecht e presta serviços para a petroquímica

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação

Explosão de tanque da Braskem
Tanque de gasolina desativado do polo petroquímico da Braskem, em Santo André (SP), explodiu na manhã de 22 de junho

Por Poder360

A morte de um funcionário após a explosão de um tanque de gasolina da Braskem, em Santo André (na região do Grande ABC, em São Paulo), provocou um aumento da temperatura no processo bilionário de venda da petroquímica.

O profissional que morreu era funcionário da empresa de engenharia industrial Tenenge, que presta serviços para a Braskem. Ocorre que a Tenenge é controlada pela família Odebrecht, o mesmo grupo que comanda também a Braskem.

No caso da Braskem, a família Odebrecht usa a empresa Novonor para comandar a petroquímica.

A Novonor, que controla a Braskem, está em processo de recuperação judicial. A Tenenge, não. Empresários e banqueiros interessados no processo de venda da Braskem se movimentam nos bastidores para saber se há conflito de interesses entre as duas empresas –o que pode depreciar o valor de venda da petroquímica.

Por que uma empresa que não está em recuperação judicial presta serviços para outra do mesmo grupo cheia de dívidas? Interessados na Braskem pretendem solicitar informações sobre os contratos da petroquímica com a Tenenge para verificar o valor e a efetiva prestação de serviços.

Ao contratar justamente uma construtora (Tenenge) do mesmo controlador para prestar serviço, a Braskem pode estar cometendo alguma ação fora do padrão de conformidade da companhia.

Quando ocorre esse tipo de operação entre empresas de um mesmo grupo prestando serviços entre si há o que o mercado chama de “partes relacionadas”. Acionistas minoritários podem acusar a Novonor (da família Odebrecht) de cometer “abuso de poder de controle”.

Isso tudo deve ser motivo de debate na 6ª feira (30.jun.2023) numa nova rodada de reunião de bancos credores da Braskem, pela manhã. Haverá questionamentos sobre o critério de escolha e de preços a respeito da contratação da Tenenge pela Braskem.

MORTE DE FUNCIONÁRIO

A Tenenge soltou uma nota em 22 de junho quando ocorreu o acidente na Braskem e que resultou na morte de um funcionário. Eis a íntegra do comunicado:

“A Tenenge informa que as cinco pessoas atingidas no acidente ocorrido na manhã desta quinta-feira (22), durante uma atividade de pintura, na planta da Braskem, localizada no Pólo Petroquímico do Grande ABC, em Santo André (SP), são integrantes da empresa. Com imenso pesar, confirmamos que lamentavelmente um deles veio a óbito no final desta manhã, apesar de todos os esforços realizados pela equipe médica no local e na instalação hospitalar, para onde o funcionário foi encaminhado com o apoio do Corpo de Bombeiros. Dos outros quatro funcionários, dois estão hospitalizados em unidades da região e dois apresentaram ferimentos leves, sendo atendidos prontamente. A Tenenge, através de suas equipes especializadas, segue focada no apoio às vítimas, seus familiares e colaborando com os agentes públicos no local”.

NOTA DA TENENGE

Na 6ª feira (30.jun.2023), a Tenenge enviou nota para o Poder360, que vai reproduzida a seguir, na íntegra:

“A reportagem relaciona a prestação de serviços de manutenção industrial da Tenenge à Braskem ao processo de recuperação judicial do Grupo Novonor. Na matéria, o próprio veículo afirma que nem a Tenenge e nem a Braskem fazem parte do processo. Também não encontra relação com os fatos, amparados pela governança das empresas mencionadas, colocar em dúvida a legitimidade da relação comercial entre as duas empresas.

Fundada em 1955, a Tenenge é uma das maiores empresas de engenharia, construção e montagem industrial do Brasil, um segmento extremamente técnico e especializado, tendo participado da execução de algumas das mais relevantes plantas petroquímicas do país, o que a credencia e a diferencia para atuar como prestadora de serviços no parque industrial da Braskem, sempre após passar por todas as fases dos processos de concorrência, seleção e de contratação realizados por uma empresa de capital aberto, como é este caso. Como subsidiária integral da OEC, a Tenenge possui uma governança robusta, com mais da metade do seu Conselho de Administração composto por membros independentes, atestada pela ISO 37001 e outras entidades públicas e privadas, no Brasil e exterior. No final de 2022, a OEC recebeu, inclusive, o selo Infra+ Integridade, do Ministério de Infraestrutura.

Por fim, como é indicado no site da companhia, a Braskem é uma das maiores petroquímicas do mundo, com 13 plantas distribuídas por Brasil (5), Estados Unidos (5), Alemanha (2) e México (1), sendo, naturalmente, uma forte contratante global de serviços especializados de engenharia industrial, mobilizando uma série de fornecedores nesse segmento, sendo a Tenenge apenas mais um. Com a Tenenge, atualmente, existem dois contratos ativos, ambos de pequeno porte e no Brasil, com escopo bem definido, sendo um de montagem eletromecânica e outro de serviços de manutenção.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de julho de 2023 7:05 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *