terça-feira 7 de maio de 2024

Causa e efeitos do Caso Pinheiro na morte de José Vieira, do caldinho

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença

Internautas relacionam morte de José Vieira à tristeza pelo fim de seu famoso bar | Instagram

Criador do “Caldinho do Vieira”, José Vieira dos Anjos, 78, morreu na última sexta-feira, 14. Uma concisa nota de falecimento, divulgada nas redes sociais do bar de sua propriedade, o Caldinho do Vieira, divulgou sua morte.

“É com profundo pesar que informamos o falecimento do nosso Vieira. Agradecer a todos os amigos, clientes e familiares que fizeram parte dessa grande e linda história”, dizia o comunicado, que de imediato repercutiu em sites, jornais, programas de rádio e, claro, em grupos de whatsaap.

A surpresa só foi vencida pela curiosidade, já que a causa da morte não fora informada.

Somente depois foi revelado que Vieira sofrera um tombo e, no acidente, fraturou o punho. A fratura vinha provocando dor intensa e, por isso, seria submetido a uma cirurgia na quinta-feira, 13. Porém a cirurgia foi adiada já que, no dia anterior, Vieira apresentou um quadro de infecção generalizada, consequência de uma infecção urinária que o acometera.

“Foi muito rápido! Levou um tombo, fraturou o punho, internou, apresentou quadro de infecção generalizada, foi entubado, faleceu. Muito rápido” – conta um frequentador assíduo do bar que tornou José Vieira dos Anjos famoso.

Slide 1
Slide 2

O empresário ganhou fama pelo caldinho de feijão, um dos carros-chefes do bar que manteve por 47 anos, no bairro do Pinheiro, em Maceió. “O Caldinho do Vieira foi palco de muitas histórias, grandes encontros e inesquecíveis comemorações”, diz o frequentador, que prefere não se identificar, por apontar relação entre a morte de Vieira e a catástrofe ambiental provocada em Maceió, pela multinacional Braskem.

Como nas mortes de pessoas conhecidas na sociedade alagoana que residiam na região atingida, o falecimento de José Vieira dos Anjos trouxe de volta o debate sobre as devastadoras consequências do crime ambiental provocado pela exploração de sal-gema, matéria-prima utilizada pela Braskem, conhecido no mundo como Caso Pinheiro.

A retirada de sal-gema do subsolo, atividade de mineração iniciada na década de 1970, gerou o afundamento gradual de parte da capital alagoana, afetando moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro desde 2018. Mais de 40 mil pessoas estão afetadas, vivendo as consequências sociais e ambientais dessa tragédia que segue fazendo vítimas.

Para muitos alagoanos, José Vieira dos Anjos é mais uma delas. Seu bar fechou as portas em 2020, por conta do risco de afundamento do solo.

É fato que, por força da mobilização das vítimas e da ação de instituições de defesa da sociedade, como o Ministério Público (Federal e Estadual) foram adotadas medidas preventivas e de urgência para evitar mortes.

Mas as vítimas de Braskem seguem enfrentando problemas que vão além da mudança de endereço. Os danos físicos e emocionais à saúde, embora sem dados oficiais sobre seus impactos, continuam atingindo muitos.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

17 de julho de 2023 1:14 por Thania Valença A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *