terça-feira 30 de abril de 2024

Setor produtivo apresenta ao governo programa de ações para cinco segmentos da economia alagoana

Renascença contempla turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação

Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

Após quase três anos de pesquisas e análises, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), com apoio do Sebrae e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), apresentou aos alagoanos o Programa Renascença, um conjunto de propostas de ações setoriais voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. O documento oficial com os estudos propositivos foi apresentado oficialmente ao governador Paulo Dantas nessa quinta-feira, 20, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplag), num encontro que reuniu todos os secretários de Estado.

O presidente da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, fez a apresentação oficial do programa, destacando a importância da união do setor produtivo com o governo em favor da promoção do desenvolvimento do estado, nas diversas áreas da gestão pública. São ações a serem desenvolvidas em cinco pilares da economia alagoana: turismo, construção, químico-plástico, biotecnologia e energias renováveis.

“Agradeço ao governador que comprou a ideia de conhecer o Programa Renascença e teve a iniciativa de trazer todos os secretários. Isso nos dá a impressão de que há união no Governo de Alagoas. Além disso, esse encontro mostra a união do setor produtivo com o governo”, afirmou Lyra, ressaltando o fato mais importante do encontro, que foi o compromisso de Paulo Dantas com o programa Renascença.

Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

Ao se manifestar, o governador Paulo Dantas se comprometeu com as propostas do Renascença, colocando todo o secretariado à disposição da Federação das Indústrias, da Ufal e do Sebrae para aplicação das propostas. Dantas declarou que haverá uma parceria de cooperação, entendendo que diversas iniciativas propostas fazem parte do plano de gestão de seu governo.

Na reunião, o governador sugeriu a criação de um grupo de interlocução formado pelos secretários, por integrantes do Sistema Fiea, do Sebrae e da Ufal, indicando a coordenadora-geral de Governança, Poliana Santana, como representante do governo do Estado.

“Vamos estabelecer um cronograma de reuniões para que cada secretário saiba quanto tempo ele vai entregar o resultado, se tem condição de entregar o resultado, bem como o que é que ele precisa para aplicar as ações. Eu acho que, dessa maneira, com a participação da Poliana Santana (Governança), que tem muita experiência em governança, vai nos dar um subsídio extraordinário para juntos tirarmos esse trabalho do papel”, disse Paulo Dantas.

Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

Ele ressaltou que das 339 ações elencadas pela equipe técnica que produziu o Renascença, 105 integram o plano de Governo do Estado, lançado em 2022, e que 102 já estão em desenvolvimento em todo o território alagoano.

Presente à reunião na Seplag, o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, destacou a sensibilidade e a preocupação de Paulo Dantas com o desenvolvimento do Estado. “Paulo fez questão de reunir todo o secretariado para discutir a proposta”, afirmou Nogueira.

O professor Reynaldo Rubem, da Ufal, um dos pesquisadores da equipe que produziu o Programa Renascença, participou da reunião por vídeo, pois está em Portugal, em seu doutoramento. Ele explicou que o Renascença visa ao desenvolvimento estadual por meio de ações de curto, médio e longo prazos, permitindo uma continuidade que ultrapassa os mandatos governamentais.

“O Programa Renascença oferece um modelo de desenvolvimento baseado na escuta dos atores que compõem os setores priorizados, considerando a governança institucional, da identidade territorial e a infraestrutura como vetores que dão direcionamento para a construção de espaços setoriais sistematicamente competitivos”, disse Reynaldo Rubem.

Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

O secretário de Comunicação do Estado, Joaldo Cavalcante, disse que o Programa Renascença surge para somar às ações que o governo do Estado desenvolve nos municípios alagoanos.

“Esse conjunto de propostas, que o setor produtivo entrega e traz ao setor público nesse momento, vem fortalecer o que vem sendo feito na construção participativa do Plano Plurianual, algo que está sendo feito muito de forma democrática, com a presença das autoridades do estado, do governador indo pessoalmente e ouvindo a municipalidade. Vale ressaltar que o governador tem esse o seu espírito municipalista”, destacou Joaldo.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

21 de julho de 2023 2:15 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *