terça-feira 7 de maio de 2024

Projeto cria comitê da Juventude para atuação política na Rota Ecológica dos Milagres

Jovens participantes do projeto “Rota da Juventude” definiram juntos as áreas de atuação política e cultural nas cidades de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras
Foto: Assessoria

O Instituto Yandê promoveu, no dia 15 de julho, um dia cheio de atividades, discussões e planejamento no encerramento da primeira etapa do “Rota da Juventude”. A iniciativa do Instituto teve início em março e levou cerca de 30 jovens de 16 a 29 anos, das cidades de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, para fomentar o engajamento comunitário, com atividades de diversas áreas de atuação na política local.

Na oportunidade, foi consolidada a criação do Comitê da Juventude da Rota Ecológica dos Milagres, e os jovens se organizaram em grupos para iniciarem as movimentações em áreas que impactarão a vida e a comunidade de cada um deles, tais como Educação, Esporte e Cultura. A tarde ainda foi marcada por um momento de relaxamento e lazer, com uma introdução ao ioga, ferramenta que os jovens podem aplicar no dia a dia para o autoconhecimento e melhora na concentração e qualidade de vida, e ao break dance, para que eles pudessem conhecer um pouco da cultura hip hop. A aula instigou a inclusão da dança no plano de ação.

O encontro contou com a presença da secretária estadual de Esporte e Juventude, Angela Stemler, que parabenizou a iniciativa e destacou a força do Rota da Juventude. “Eu estou imensamente feliz com esse projeto, e ver a realização dele é como se fosse uma sementinha que está germinando cada dia mais e que vai florescer através de cada um de vocês. Isso aqui só foi o início. A continuidade do processo e quem vai levar cada dia mais isso pra frente são vocês. A secretaria do estado junto com o superintendente da juventude vai ajudar vocês no que for possível para que aqui nesses municípios tenha uma juventude forte e atuante”, declarou a secretária aos jovens participantes.

Foto: Assessoria

O projeto foi promovido a partir de oficinas transdisciplinares com o objetivo de discutir cidadania, empreendedorismo, educação, cultura, senso de comunidade e múltiplas temáticas transversais, ministradas por profissionais de diversas áreas de atuação, como audiovisual, psicologia e economia, entre outras.

A idealizadora, coordenadora do projeto e sócio colaboradora do Instituto Yandê, Mariana Bernardo, ressaltou o protagonismo dos participantes durante toda a execução dos projetos. “Toda a metodologia do projeto foi pensada para que a troca de conhecimentos fosse realizada a partir da valorização das vivências, criatividade e realidade social de cada participante. Baseados nos seus repertórios e influenciados pelas formações que o projeto proporcionou, eles já estão fazendo política e inspirando muita gente a lutar por dias melhores”, disse ela.

Sobre o Instituto Yandê

O Rota da Juventude conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais. O Instituto Yandê é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que desde 2012 atua no desenvolvimento cultural, ambiental e educacional das cidades que integram a região da APA dos Corais.

O Yandê tem o apoio do Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi.

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *