quinta-feira 23 de maio de 2024

Com apoio da Prefeitura de Maceió, estudantes vão participar dos Jogos da Juventude

Jovens atletas da Escola Municipal Hévia Valéria viajam nesta quinta (31) para competição, que acontece em Ribeirão Preto (SP)
Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Os estudantes Luan Leite, 14 anos, e Ketylly Vitória, 15 anos, da Escola Municipal Professora Hévia Valéria Maia Amorim, localizada na Cidade Universitária, já estão se preparando para embarcar em uma experiência que será marcante em suas vidas. Nessa terça-feira (29), esses jovens atletas falaram sobre suas expectativas acerca da viagem para Ribeirão Preto (SP), onde participam dos Jogos da Juventude 2023, uma das maiores competições estudantis do Brasil.

Representando o estado de Alagoas, em especial, a capital alagoana, além de toda a escola, os estudantes que tiveram o apoio da Prefeitura de Maceió e da Secretaria Municipal de Educação viajam na madrugada desta quinta-feira (31) e ficam até o dia 6 de setembro, com o sonho de vencer a competição e trazer a medalha para rede pública municipal de ensino. Para Luan, que há sete meses realiza saltos à distância, será algo novo também, porque é a primeira vez que ele vai viajar de avião.

“Estou confiante de que tudo vai dar certo. É uma sensação inexplicável representar Alagoas e a escola também para o Brasil todo. Geralmente, treino três vezes por semana, mas treino todos os dias quando é época de competição. Meus pais estão muito orgulhosos e eles me incentivam todos os dias, isso me motiva”, contou o estudante, que também disse que seu maior sonho é ser campeão olímpico.

Também é a primeira vez que a jovem Ketylly viaja de avião. Ela, que há um ano descobriu o esporte, vai competir na modalidade atletismo com o dardo e o disco. “Estou bem feliz. Minha mãe, padrasto e irmão estão orgulhosos de mim e já choraram de emoção. Isso me deixa muito feliz. Sinto um pouco de nervosismo, porque nunca sabemos o que vai acontecer, mas o coração sempre fala: vai vencer, vai vencer!”, comemorou a atleta.

O professor de educação física da escola e treinador dos jovens atletas, Darlan Vieira, que vai acompanhar os estudantes na competição, está há 16 anos na unidade escolar, com o projeto Jogos Internos. Segundo ele, foi a partir da iniciativa que os dois talentos foram descobertos.

“O projeto é desenvolvido há mais de 21 anos. A gente sabe que o esporte faz parte da construção do cidadão. Acredito que o cidadão só é completo quando ele experimenta outras particularidades da educação que é a cultura, arte, esporte. Desta maneira, acredito que esse projeto contribui para a formação. Eu sempre reforço: não é o esporte só pelo esporte, eles precisam também de ênfase em seus estudos. O esporte deve ser utilizado como ferramenta educacional, disciplinar, é uma espécie de norte para a vida deles”, destacou o professor, que também enfatizou que a viagem será uma experiência única para os estudantes.

A professora de educação física e coordenadora técnica de esporte da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Walkíria Ramalho, contou que ações como essas despertam em outros alunos a vontade de realizar atividades físicas e os estimulam a não saírem da escola.

“Nada mais justo de estar aqui parabenizando esses dois meninos, que estão representando a nossa cidade de Maceió, esse apoio que a secretaria está dando, dentro das possibilidades e o tempo curto que nós tivemos. É de enorme relevância porque é através desses estudantes que a gente pode despertar nos outros alunos o gosto pelo esporte, e também pode incentivar os nossos professores da rede. Nossos alunos aprendem o que é disciplina, que são possíveis a chegar em outro patamar de vida, se prendem mais na escola”, concluiu.

Fonte: Secom Maceió

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *