segunda-feira 29 de abril de 2024

TV Brasil prepara nova programação com ‘foco no cinema nacional’ para setembro

O cinema é assunto também neste fim de semana com a estreia, no circuito nacional, do documentário ‘Ithaka: A Luta de Assange’, sobre o fundador do Wikileaks. Veja o trailer oficial
João Miguel, como Ranulpho, e Peter Ketnath, como o alemão que foge da guerra e vem ao sertão brasileiro vender aspirinas | Divulgação

Por Eduardo Maretti, da RBA

A TV Brasil estreia uma nova faixa de cinema no próximo dia 18 de setembro, “com foco” no cinema nacional. Além da exibição de filmes, a programação terá o programa Cine Resenha, que entrevista diretores brasileiros. Segundo a Assessoria de Comunicação da EBC, ainda não há uma programação fechada, porque a confirmação dos filmes depende de assinatura de contratos.

A nova faixa terá quatro horários para exibição de filmes nos fins de semana, sendo “dois à tarde e dois à noite”, diz a EBC. Estão previstos na programação “destaques do cinema nacional”. Entre eles, o excelente Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), do diretor Marcelo Gomes, que falou à Agência Brasil durante as gravações do programa.

Outros filmes que serão exibidos são O Céu de Suely, de Karim Aïnouz (2006); O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho (2012); A Febre, de Maya Da-Rin (2019); e Riscado, de Gustavo Pizzi (2010).

Em Cinema, Aspirinas e Urubus, um alemão foge da Segunda Guerra e vem ao sertão brasileiro vender aspirinas na região. É o ano de 1942. Ele contrata um nordestino como ajudante e guia. Para conseguir compradores de aspirina, desconhecida da população sertaneja, a dupla exibe filmes publicitários nas praças das pequenas cidades nordestinas.

Filme foi premiado em Cannes

Primeiro produção de Marcelo Gomes, o filme recebeu o Prêmio da Educação Nacional, concedido pelo Ministério da Educação da França, no Festival de Cannes em 2005. Foi exibido na mostra Un Certain Regard do festival e aplaudido pelo público, além de muito elogiado pelos críticos.

O diretor comentou ser importante que o filme vá “passar de Norte a Sul do país, em lugares que meus filmes nunca chegaram antes, onde os cinemas nunca exibiriam esse tipo de produção”. Para ele, a TV Brasil “vai poder quebrar esse bloqueio, dos cinemas que exibem majoritariamente filmes dos Estados Unidos”.

Segundo a diretora de conteúdo e programação da TV Brasil, Antonia Pellegrino, a decisão de priorizar produções independentes nacionais é política e estratégica. “Decidimos reunir esses talentos contemporâneos – pessoas com filmes premiados, sejam recentes ou mais antigos – e exibi-los em rede nacional. Alcançar mais pessoas, formar uma plateia maior e cumprir com os objetivos da comunicação pública”, destaca.

Estreia: Ithaka: A Luta de Assange

Estreia neste fim de semana no circuito nacional, das salas de cinema do país, o documentário Ithaka: A Luta de Assange, dirigido por Ben Lawrence, sobre o jornalista australiano e fundador da página WikiLeaks Julian Assange, que está preso na Inglaterra desde 2019.

Assange passou sete anos (2012 a 2019) em asilo político na Embaixada do Equador, em Londres, até ser entregue pelas autoridades daquele país a Londres. Sua prisão foi motivada por acusação de espionagem, por publicar em 2010 detalhes das atividades dos Estados Unidos nas guerras do Iraque e Afeganistão, incluindo assassinato de civis.

No filme, Assange não é o personagem principal. O documentário mostra o entorno de seu trabalho e a rede que o apoia, com destaque para seu pai, Richard. A obra traça um paralelo entre o fundador do WikiLeaks e a ilha de Ítaca, da Odisseia de Homero, poeta épico da Grécia Antiga. Na história grega, o herói ficou longe de sua terra por muitos anos, porque era um rei-guerreiro e atuou na Guerra de Troia.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *