sexta-feira 17 de maio de 2024

Nordestino de 13 anos é aprovado em universidade americana

Ele também participa de diversas competições e projetos acadêmicos
Reprodução

Pelo Portal NE9

Você já imaginou ser aprovado em cursos de neurociência nas melhores universidades do mundo com apenas 13 anos de idade? Pois esse é o caso de Kauan Peruna, um estudante nordestino que está no 8º ano do Colégio da Polícia Militar de Ilhéus, na Bahia.

Kauan é um jovem prodígio que se destaca nas áreas da neurociência, medicina, relações internacionais, psicologia e inteligência artificial. Ele é tão inteligente que conquistou uma bolsa de 50% por causa do mérito acadêmico para estudar neurociência na Universidade de Boston (Estados Unidos) e também foi aprovado em outros programas internacionais, incluindo a renomada Universidade de Cambridge (Reino Unido).

Como ele conseguiu?

Kauan é um pesquisador dedicado que busca conhecimento na internet, em livros, com professores e com cientistas. Ele não se contenta com o que aprende na escola e sempre procura se aprofundar nos temas que lhe interessam.

Ele também participa de diversas competições e projetos acadêmicos, como a International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), na qual ele foi escolhido para ser embaixador, e a simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) Model United Nations, na qual ele está entre os 30 alunos selecionados de todo o mundo.

Além disso, ele recebeu o reconhecimento do The National Astronomical Observatory of Japan (NAOJ), por ter classificado mais de duas mil galáxias. Kauan estuda no Colégio Militar da Bahia, em Ilhéus.

Slide 1
Slide 2

O que ele vai estudar em Boston?

Kauan decidiu que será pesquisador nas áreas que já se dedica. Em Boston, ele fará um curso de verão no programa de pesquisa biomédica, cirúrgica, engenharia e tecnologia, o Summer 2023 Program Presencial do Boston Leadership Institute.

Nesse curso, ele terá a oportunidade de aprender sobre os avanços da ciência e da tecnologia na área da saúde, como o uso de robôs cirúrgicos, implantes biônicos e nanomedicina.

Ele também fará parte do SpiritAl 2023, um programa ministrado por alunos e ex-alunos de Stanford e Massachusetts Institute of Technology (MIT), com foco em inteligência artificial.

E em Cambridge?

Kauan também foi aprovado para participar do Summer Program Presencial da Universidade de Cambridge, com ênfase em neurociência. Nesse programa, ele irá estudar o funcionamento do cérebro humano e suas relações com o comportamento, a cognição, as emoções e as doenças neurológicas.

Ele também irá conhecer os métodos e as técnicas utilizadas pelos neurocientistas para investigar os mistérios da mente.

Orgulho baiano

A família, a escola e a cidade de Ilhéus estão orgulhosos do menino que supera limites. A Prefeitura, a Câmara Municipal e o colégio de Ilhéus reconhecem o talento e o potencial de Kauan.

A diretora do colégio, Claudia Macedo, disse que na escola há várias ações que incentivam os alunos a pesquisar em distintas áreas, como a formação de grupos de estudos e Clube de Astronomia.

Ela também elogiou o desempenho de Kauan e disse que ele é um exemplo para os demais estudantes. “O Colégio da Polícia Militar de Ilhéus parabeniza o nosso aluno Peruna pela brilhante conquista que muito orgulha todo o sistema”, escreveu a direção da escola no Instagram.

Com as aprovações em cursos no exterior, Kauan pensa apenas em concluir os estudos dos ensinos Fundamental e Médio no Brasil e depois estudar fora do país. Ele tem o sonho de contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia no mundo.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *