terça-feira 7 de maio de 2024

Com apoio do Governo de Alagoas, exposição de Tania Pedrosa se despede do Deodoro nesta sexta (10)

Com apoio do Governo de Alagoas, exposição de Tania Pedrosa se despede do Deodoro nesta sexta
Um dos pontos altos da mostra ocorreu no 90º aniversário de Tania Pedrosa, com o lançamento de um livreto em cordel distribuído entre o público | Lula Castello Branco/Divulgação

Depois de duas temporadas e sucesso de público e crítica, a exposição “Das Lagoas ao Universo Popular, um Tributo aos 90 anos de Tânia Pedrosa”, se despede do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, nesta sexta-feira (10), das 9h às 20h. A mostra teve início no Rio de Janeiro, na cidade de Paraty, entre julho e agosto de 2023, e se estendeu para a cidade natal de Tania, Maceió, com planos de continuar a percorrer outras cidades e países. A exposição de Maceió teve o apoio institucional do Governo de Alagoas.

A exposição teve a curadoria do artista e galerista André Cunha, co-curadoria de Pedro Cruz e idealização da artista têxtil Parísina Ribeiro, de Diamantina, MG. Mais de 50 artistas de todo o país , sendo 18 alagoanos, reuniram-se em Paraty e Maceió para contar, por meio de sua arte em bordados e pinturas, a trajetória de Tania e sua influência para a arte brasileira.

De 6 de outubro a 10 de novembro de 2023, o Complexo Cultural do Teatro Deodoro se transformou na Capital Nacional da Arte Naïf, em um espetáculo visual de cores e beleza.  O evento também expôs obras originais de Tania e de parte de sua coleção de arte popular.

Foto: Agência Alagoas

O evento vai receber galeristas, produtores, jornalistas e artistas de todo país. A arte Naif brasileira vem ganhando destaque e se transformando em objetos de desejo para o mundo da arte popular. O Nordeste é considerado berço da arte.

O ano de 2023 será lembrado na história da arte Naïf e popular como um dos mais tocantes tributos já prestados a uma artista brasileira, Tania de Maya Pedrosa. Com seus 90 anos de existência, mais de oitenta artistas de todo o país, incluindo conterrâneos de Alagoas, uniram-se para celebrar a vida e o legado da dama das artes.

Outra cerimônia emocionante ocorreu em 27 de outubro, o dia do 90º aniversário de Tania Pedrosa, com o lançamento de um livreto em cordel distribuídos entre o público que prestigiou o evento. A publicação, de autoria do curador André Cunha, catalogou, comentou e fotografou todas as obras da exposição “Das Lagoas ao Imaginário Popular – Tributo aos 90 anos de Tania de Maya Pedrosa”. Durante a cerimônia, houve apresentações de atividades culturais relacionadas à arte popular, como o coco de roda e os artistas “perna-de-pau”. A entrega do livro contou com a presença de Tania de Maya pedrosa, que participou de uma sessão de autógrafos de Tania.

Foto: Agência Alagoas

A homenageada

Uma nativa de Alagoas nascida em 27 de outubro de 1933, filha do pioneiro ambientalista Paulo Pedrosa e da professora de piano clássico Benita Mathilde Pedrosa, a artista e colecionadora tornou-se uma das mais celebradas artistas Naïfs e colecionadora de arte do Brasil. Suas obras já enfeitaram salões de arte e bienais no Brasil e na Europa, rendendo-lhe reconhecimento tanto como a protagonista de suas próprias criações quanto como a promotora de artistas locais.

Para seu amigo, poeta e imortal Lêdo Ivo, Tania Pedrosa é uma guardiã de tesouros, um exemplo e um orgulho para sua terra natal e para terras existentes e imaginárias. A coleção de Tania é um tesouro de Alagoas, do Brasil e do mundo. Dentro dela, um universo ao mesmo tempo visível e imaginário ressoa, provocando sonhos.

“Essa exposição lembra o poder eterno da arte e da paixão de Tania, uma artista que, mesmo após nove décadas de vida, continua a inspirar, a emocionar e a iluminar o mundo com sua visão colorida e calorosa da cultura popular brasileira. Que sua jornada artística prossiga, espalhando cores e alegria, abençoando nossa imaginação e enriquecendo nossas vidas com a verdadeira beleza da arte”, disse o artista popular alagoano Lula Nogueira, que também expôs suas obras na mostra.

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *