sábado 27 de abril de 2024

Parada gay: vence a liberdade de manifestação, perde JHC

Na tentativa de agradar eleitorado evangélico, prefeito de Maceió dá um tiro no pé ao atuar contra evento

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella

Foto: Divulgação

O prefeito de Maceió, JHC (PL), perdeu uma batalha contra o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), que apoiou com recursos financeiros a organização da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ realizada na capital. O Grupo Gay de Alagoas (GGAL), que recebeu o apoio de Dantas, coordena o evento na cidade.

O presidente do GGAL, Nildo Correia, foi surpreendido com o bloqueio realizado pela Guarda Civil de Maceió, antes do início da Parada, respaldado por uma decisão judicial que proibia o início do evento a partir do Marco dos Corais, na Ponta Verde, com o final em Jaraguá.

A Prefeitura de Maceió iniciou uma batalha de liminares para impedir a Parada Gay de sair do local previamente definido. A luta foi vencida pelo Grupo Gay de Alagoas que recebeu a autorização do Judiciário para realizar a 21ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ a partir do Marco dos Corais.

Esse fato merece ser analisado por diversos ângulos. Um é o aceno claro aos evangélicos que, em grande medida, apoiou JHC e cujas principais lideranças são seus cabos eleitorais. Algumas igrejas alugam horários nas emissoras de rádios e estação de televisão do prefeito JHC e de sua família.

O enfrentamento com o governador pode ser uma possibilidade secundária, mas, não menos relevante. Como a disputa eleitoral está em curso, manter o tensionamento entre a prefeitura e o governo estadual faz parte da estratégia de JHC.

Os embates na área cultural têm acontecido com frequência. O penúltimo foi com o desfile de Bumba Meu Boi, onde a prefeitura havia garantido à Liga do Bumba Meu Boi custear o desfile, mas, voltou atrás. O governador recebeu os dirigentes da Liga e garantiu os recursos negados pelo Município. No momento seguinte, a Prefeitura de Maceió, por meio do secretário de Cultura e Economia Criativa, Cleber Costa, anunciou que a municipalidade também custearia o evento.

O carnaval de 2023 também teve disputa entre a prefeitura e o governo. Essas atitudes são desagregadoras no sentido de que, durante a gestão municipal, nunca houve interesse de estruturar políticas públicas na área cultural.

Artistas locais são desprezados

Dezenas de milhões de reais são destinadas a pagamentos de cachês milionários para artistas famosos, no entanto, os artistas locais estão mendigando o pagamento de cachês humilhantes que vão de R$ 1.000,00 a R$ 3.000,00, referentes às festas juninas.

Na disputa política travada entre o prefeito JHC e os gays alagoanos, venceu a liberdade de manifestação, garantia consagrada na Constituição brasileira.

Fica o exemplo para o próximo ano, quando será realizada a 22ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. O Grupo Gay de Alagoas, como o organizador e principal ator político da comunidade, foi obrigado a reagir à censura e à homofobia institucional.

Vitória política da comunidade LGBTQIAPN+, da sociedade alagoana e da democracia!

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella Com o objetivo de

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella O prazo para entrega

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella Em meio à epidemia de

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella A Polícia Federal em

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella A Federação Alagoana de

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella Por Stanley de Carvalho*

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

27 de novembro de 2023 12:49 por Geraldo de Majella A Secretaria de Estado

1 Comentário

  • JHC não valoriza os valores locais , da cultura ou outras areas, apenas usa o povo da periferia de Maceió e evangélicos para computar votos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *