segunda-feira 20 de maio de 2024

Falcatruas e traição na PM geram crise no governo de Paulo Dantas

Militares cobram ação do Ministério Público Estadual, responsável pela correção da atividade policial

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação

Denúncias de traição, irregularidades e abuso de poder provocam crise na PM alagoana | Reprodução

O governador Paulo Dantas está diante de uma crise numa das áreas mais importantes da gestão pública. Depois do vazamento de informações e dados sigilosos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que tem um oficial como suspeito, Dantas tem agora que enfrentar denúncias de manipulação e favorecimento na lista de promoções e de corrupção na Polícia Militar de Alagoas.

São dois graves problemas que comprometem não somente a corporação militar, mas a própria política de segurança do Estado.

Governador Paulo Dantas em ato relacionado à atividade policial | Marco Antônio /Agência Alagoas

A descoberta de falcatruas envolvendo oficiais, como o coronel Moisés Nascimento, diretor de Apoio Logístico, aumenta a crise na instituição. O oficial está respondendo por irregularidades na locação de veículos para a corporação e outros desmandos.

A denúncia é que 30 veículos locados e pagos pela PMAL, inclusive o combustível, estariam sendo usados como Uber em favorecimento do cel. Moisés Nascimento. Por conta das investigações, o militar está em prisão domiciliar, o que gerou a insatisfação de outros militares.

O tratamento dado a Nascimento, de ficar em prisão domiciliar, contrasta com a situação de outros militares investigados, que estão no quartel e até no presídio militar. Há entre os oficiais insatisfeitos quem cobre ação do Ministério Público Estadual (MP/AL), que tem entre seus objetivos “a prevenção e a correção de ilegalidade ou de abuso de poder” na atividade policial.

Coronéis Moisés Nascimento e Walter do Valle são investigados por crimes contra a instituição policial militar | Reprodução

Outra denúncia tem como acusado o coronel Marcos Sampaio, ex-comandante geral. A denúncia é que Sampaio estaria manipulando os processos de promoção de militares em troca de favores diversos. Ele estaria mancomunado com o coronel Walder Lira Nunes, que teria transformado o processo de promoção na PM em um balcão de negócios.

No caso do vazamento de dados sigilosos, o cel. PM Walter do Valle é apontado como responsável por repassar informações do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC) para deputados de oposição ao governo. A suspeita é que, insatisfeito por ter sido exonerado do cargo de comandante do Policiamento da Capital (CPC), hoje Comando da Região Metropolitana, e nomeado Diretor de Ensino, o militar, declaradamente bolsonarista, estaria repassando informações aos opositores do governador.

Os beneficiados com a suposta traição à gestão de Paulo Dantas são os bolsonaristas Fábio Costa (PP) e Cabo Bebeto (PL). Nas primeiras investigações, Dantas foi informado de que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), também estaria recebendo informações sigilosas tanto referentes às ações da SSP quanto da própria Polícia Militar.

O governador determinou a imediata exoneração do cel. Walter do Valle que hoje está, segundo linguagem dos militares,  “na bola 7”, ou seja, numa função que só existe no papel. “Nem sala tem” – revela um militar.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

29 de novembro de 2023 11:05 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *