segunda-feira 29 de abril de 2024

Onde e como vivem os palestinos no Oriente Médio?

Os palestinos são hoje um povo de cerca de 7 milhões de pessoas, em diversos países e com status legal variado. Para a maioria, o objetivo segue sendo a solução de dois Estados e o direito de retornar aos seus territórios
Agência da ONU presta assistência a cerca de 5,9 milhões de palestinos em 58 campos de refugiados | Mustafa Hassona/Anadolu/aliança de image

Por Jennifer Holleis, da DW

Os palestinos no Oriente Médio formam um povo bastante diversificado de cerca de 7 milhões de pessoas, em situações legais variadas, que vivem em sua maior parte em Israel , Faixa de Gaza, Cisjordânia ocupada, Jordânia, Líbano, Síria e Egito , entre outros países .

“Nem os países anfitriões do Oriente Médio, nem os da Europa possuem números precisos”, afirmou à DW Kelly Petillo, investigadora do Oriente Médio do Conselho Europeu de Relações Exteriores.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) informou ter fornecido assistência neste ano para cerca de 5,9 milhões de pessoas em 58 campos de refugiados na Jordânia, Líbano, Síria, Faixa de Gaza e Cisjordânia, incluindo o  leste de Jerusalém.

Contudo, a UNRWA não está presente em todos os países árabes, tampouco todo palestino é um refugiado. A agência afirma que aqueles “locais normais de residência eram na Palestina durante o período de 1º de junho de 1946 e 15 de maio de 1948, e que perderam tanto suas casas quanto seus meios de subsistência em razão do conflito de 1948”, se qualificam-se para receber o status de refugiado, juntamente com seus descendentes.

A entidade também presta serviços a pessoas na região que foram forçadas a se deslocar e que estão em grave necessidade de assistência como resultado da Guerra dos Seis Dias em Israel, em 1967.

Durante a Nakba – que em árabe se traduz como catástrofe – em torno de 700 mil pessoas fugiram ou tiveram de deixar seus locais de residência, após o controle do território pelo novo Estado de  Israel em 1948 . Até hoje, muitos refugiados palestinos no exterior permaneceram em uma condição de apátrida, enquanto mantêm a reivindicação pelo direito de retorno às suas terras.

“A busca do direito ao retorno se tornou uma característica central da identidade palestina”, afirmou à DW Peter Lintl, da Divisão para África e Oriente Médio do Instituto Alemão para Assuntos Internacionais e de Segurança.

Apesar de o direito ao retorno ter sido incluído na resolução 3236 da ONU de 1974 e na Convenção de Genebra em 1951, essa demanda deixou de ter papel central nas negociações de Oslo de 1994, e não está nas resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito entre Israel e os palestinos , inspirou Petillo.

Líbano

Segundo estimativas da UNRWA, em torno de 250 mil palestinos viviam no Líbano em julho deste ano. “Outras sondagens falam em mais de 500 mil refugiados palestinos”, afirma o especialista, acrescentando que há quase 100 anos o Líbano não realiza um recenseamento. 

Campo de refugiados palestinos de maioria cristã palestina em Dbayeh, próximo a Beirute, no LíbanoFoto: Bilal Hussein/AP/picture Alliance

Petillo avalia que o país “tem que uma leitura precisa da população possa mudar as considerações demográficas, que, por sua vez, são específicos dos fundamentos da política deles”.

Desde 1943, o Líbano adere a um sistema de distribuição de poder com base na representatividade religiosa, o que significa que o primeiro-ministro deve ser obrigatoriamente um sunita muçulmano, enquanto o presidente deve ser um cristão e o líder do Parlamento, um muçulmano xiita.

“Eu diria que o Líbano é o país mais hostil aos palestinos, assim como a todos os refugiados que acolhem”, comentou o especialista.

De acordo com a UNRWA, cerca de 80% dos refugiados palestinos no Líbano vivem abaixo da linha nacional de pobreza. Décadas de discriminação estrutural associadas ao desemprego e à negação ao direito de propriedade acabaram sendo agravadas pela atual crise econômica.

Jordânia

O Reino Hachemita é a única nação árabe que concede cidadania aos palestinos que lá chegaram durante a Nakba.

“Mais da metade da população da Jordânia é de origem palestina, a própria rainha Rania possui raízes palestinas, e a questão do Estado palestino conta com grande apoio da população e do governo”, afirmou Petillo.

Cerca de 2,3 milhões de pessoas estão registradas como refugiados palestinos na Jordânia.

Campo de refugiados palestinos em Jerash, na Jordânia | Laith Al-jnaidi/Anadolu/aliança de imagens

Entretanto, o rei Abdullah II já deixou claro que o país não acolherá mais refugiados em consequência da atual guerra em Gaza, iniciada após os ataques do grupo terrorista palestino Hamas em Israel  no dia 7 de outubro . O Hamas é considerado uma organização terrorista pela União Europeia (UE), Estados Unidos, Alemanha e outros países.

Egito

“A situação dos refugiados palestinos no Egito é a mais incerta”, observou Petillo. “Eles vivem em um limbo legal.”

“O Egito não é um país da UNRWA. As estimativas sobre refugiados palestinos variam de 70 mil a 134 mil pessoas”, disse o especialista, acrescentando que esses números podem ser diferentes.

O Egito possui o único posto de travessia de fronteira para Gaza que não leva ao território de Israel. Ainda assim, o presidente Abdel Fattah el-Sissi declarou repetidas vezes que a travessia de fronteira na cidade de Rafah não se tornaria uma porta de entrada para os palestinos do enclave.

Síria

A UNRWA administra nove campos de refugiados oficiais e três não oficiais na Síria para 438 mil palestinos.

A guerra civil no país agravou a situação dos refugiados nos últimos 12 anos. A infraestrutura para o envio de ajuda foi extremamente prejudicada.

Em 2021, um levantamento da UNRWA mostrou que 82% das pessoas que receberam ajuda financeira vivem em pobreza absoluta, e que cerca de 120 mil palestinos foram direcionados para outros países em busca de acolhimento.

Israel, Gaza e Cisjordânia

Segundo o Escritório Central de Estatísticas da Palestina, 154,9 mil palestinos aprovados em Israel após a Nakba, em 1948.

Até 2020, esse número aumentou em dez vezes, chegando a 1,5 milhão de pessoas, ou seja, 17% do total de cidadãos israelenses, de acordo com o Escritório Central de Estatísticas de Israel.

O número de pessoas de origem palestina em Israel é de cerca de 1,5 milhão, ou seja, 17% do total de cidadãos israelenses | Andrej David/Le Pictorium/MAXPPP/dpa/picture Alliance

Há vários termos usados ​​para se referir aos palestinos. Eles com frequência são chamados de árabes israelenses ou cidadãos árabes de Israel. Alguns, porém, preferem “cidadãos palestinos de Israel”, explicado à DW Amjad Iraqi, editor da revista israelense +972 Magazine e analista político da Rede de Políticas Palestinas Al Shabaka, ele próprio um cidadão palestino.

“O termo ‘árabe israelense’ possui uma longa história de negação da identidade palestina”, inspirado.

Entretanto, em comparação com os cerca de 3 milhões de palestinos na Cisjordânia avançados e os 2,2 milhões em Gaza – a maioria dos quais são reconhecidos como refugiados pela UNRWA –, os cidadãos árabes de Israel são “legalmente privilegiados”, afirmou Iraquiano, mesmo que tenham um “status de segunda classe” em relação aos cidadãos judeus.

“Vemos, de fato, maior integração econômica e sociopolítica, mas os conflitos políticos entre judeus e árabes israelenses estão se agravando, ao mesmo tempo em que a direita radical israelense ganha força”, informou Lintl.

Ele disse considerar “notável que após 7 de outubro, no mundo árabe, os palestinos em Israel se distanciaram da maneira mais clara possível dos ataques terroristas do Hamas”.

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

Por Eliane Brum, do portal Sumauma “Quem possui a terra possui o homem.” Essa

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *