domingo 19 de maio de 2024

Cinco fatos sobre o lagarto asiático que pode ter sido a inspiração para o dragão

A procura por esses animais é tanta que países asiáticos que contam com essa espécie em sua fauna nativa criaram regras rígidas para evitar seu contrabando

Por Everton Lima, do Mega Curioso

Os dragões são animais muito populares na cultura pop e não é de hoje, pois esses seres mitológicos aparecem em histórias e lendas há séculos. Mas você já reparou que a aparência desses lagartos imaginários é muito semelhante à de animais reais?

Muitas espécies de lagartos têm características que lembram a dos dragões, como o formato de sua cabeça, do corpo etc. Entre essas espécies, uma tem atraído a atenção de pesquisadores, zoológicos e, infelizmente, de traficantes de animais. Estamos falando do L. borneensis, cujo nome popular pode ser traduzido como “lagarto-monitor-sem-orelhas”.

A procura por esses animais é tanta que países asiáticos que contam com essa espécie em sua fauna nativa criaram regras rígidas para evitar seu contrabando. Infelizmente, elas parecem não funcionar plenamente.

1. Esses lagartos não eram vistos há décadas

Getty Images

Assim como os dragões, muita gente nunca havia visto um lagarto-monitor-sem-orelhas, mas, ao contrário dos animais mitológicos, esses bichos já foram muito populares em Bornéu, uma ilha dividida entre a Indonésia, a Malásia e Brunei, na Ásia. Essa ilha é muito importante, pois preserva uma biodiversidade significativa de animais e plantas em sua floresta tropical.

Mesmo assim, nenhum lagarto dessa espécie havia sido avistado na ilha em décadas — e muitas pessoas já não tinham esperança de vê-los novamente. Mas em 2008, pesquisadores avistaram um pequeno lagartinho de 30 cm na mata. Em 2012, eles publicaram um artigo compartilhando o achado e o mundo descobriu que esse pequeno dragãozinho ainda existia.

2. Traficantes também leem artigos científicos

Getty Images

Desde a descoberta da existência desse animal, aumentou o interesse pela sua captura. Compradores estão dispostos a pagar milhares de dólares por um espécime.

Em alguns casos, esses animais são usados na criação de filhotes, em viveiros clandestinos. O curioso é que muitas informações fundamentais para o sucesso dessas criações vêm dos artigos científicos publicados com a intenção de compartilhar dados para a preservação dessas espécies.

Traficantes buscam nas pesquisas dos biólogos dados sobre o clima em que vivem esses bichos, a umidade ideal, sua alimentação, hábitos de acasalamento etc.

3. Esse lagarto é único em sua espécie

Getty Images

Uma característica que o torna muito especial é que esse animal é o único da espécie a pertencer à família Lanthanotus. Portanto, a sua extinção acabaria com toda uma linhagem desses animais, o que seria um prejuízo para a ciência e para a preservação ambiental.

4. O corpo é cheio de texturas e lembra mesmo o dos dragões

Getty Images

As costas desses animais são cobertas por fileiras de escamas duras que se parecem com pequenos ossos saltados. Isso dá ao animal uma aparência muito semelhante à dos dragões.

Além disso, o formato da cabeça e dos olhos desses bichos contribui para que eles sejam associados aos famosos seres mitológicos. Aliás, esses lagartos têm um olhar expressivo, o que os confere uma aparência ainda mais interessante.

5. Esses animais não são coloridos — e isso os ajuda a sobreviver

Ao contrário de outros animais que chamam a atenção pelas cores, esses lagartos-monitores têm tons pouco chamativos, variando entre tonalidades de marrom e verde.

Isso é ótimo, pois eles conseguem se camuflar não só na natureza, mas em áreas agrícolas, banhados e rios. Por serem mestres do disfarce, esses bichos são raramente avistados por humanos, o que pode ajudá-los a vencer os traficantes de animais.

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *