segunda-feira 29 de abril de 2024

‘Jogo de cartas marcadas’, diz Renan Calheiros, após deixar CPI da Braskem

A defesa de interesses regionais, no caso os baianos, e a inimizade de Arthur Lira com Renan Calheiros prevaleceram diante do estrago público dos crimes ambientais cometidos pela mineradora

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A renúncia do senador Renan Calheiros (MDB) da CPI da Braskem, após articulação que o tirou da relatoria, deixa no ar uma série de perguntas. O que o autor do requerimento que instalou a CPI com 45 assinaturas sabe e Alagoas e o Brasil ainda não ficaram sabendo sobre o afundamento do solo em Maceió? Quem são os operadores, que nos bastidores, atuaram contra as 60 mil vítimas diretas dos crimes praticados pela Braskem e o Estado de Alagoas?

Essas questões, mais dias, menos dias, virão à tona. Não existem segredos na arena política. A opção pelo nome do senador Rogério Carvalho (PT-SE) para a relatoria da CPI da Braskem abriu uma crise no colegiado e resultou na saída de Renan Calheiros da comissão. O senador Rogério Carvalho se destacou na CPI da Covid e é ligado ao núcleo duro petista no Senado Federal.

Duas linhas que se ajudaram para barrar o senador Renan Calheiros: a primeira constitui-se na tropa de choque que vem atuando nos bastidores em sintonia com a Odebrecht/Novonor, controladora da Braskem, formada pelo senador Jaques Wagner (PT) e o senador Otto Alencar (PSD). Fora do plenário, atuaram nos bastidores o ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o atual governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT).

A segunda turma tem o comando do deputado federal Arthur Lira, no primeiro plano, exercendo pressão sobre o presidente Lula, e o senador Rodrigo Cunha, preposto de Lira e de JHC, prefeito de Maceió. Essas duas linhas convergiram com interesses distintos, qual seja impedir que Calheiros exercesse a relatoria da CPI.

Slide 1
Slide 2

A defesa de interesses regionais, no caso os baianos, e a inimizade de Arthur Lira com Renan Calheiros prevaleceram diante do estrago público dos crimes ambientais cometidos pela Braskem. A escolha do senador Rogerio Carvalho significa redução de danos para os criminosos e um afago petista ao aliado Emílio Odebrecht.

O presidente Lula, ao se referir à instalação da CPI, argumentou contra e, certamente, agiu ativamente para deslocar Renan Calheiros da relatoria. As ligações dos petistas baianos com o empreiteiro Emílio Odebrecht são antigas. A empreiteira tem um histórico como financiadora de campanhas eleitorais dos políticos baianos e de outros estados, sem perguntar qual a ideologia do candidato ou do partido.

O que disse Renan Calheiros:

“A diversidade fortalece, enquanto conforta a anestesia quando o poder com âmbito e alguns poderosos, mas com a força da verdade e da justiça, erguemos a comissão. Com encaminhamentos que ensaiam domesticar a CPI, não emprestarei, não emprestarei meu nome para simulacros investigatórios. Jogos de cartas marcadas sempre acabam com a ruína de castelos de cartas. Já vi esse filme várias vezes, várias vezes. Mãos ocultas mais visíveis me vetaram na relatoria que não era uma capitania, mas o resultado de uma cultura política”.

 

“Nós seguiremos buscando as punições e indenizações na Justiça, no Ministério Público, no Tribunal de Contas, no Conselho Nacional de Justiça, na Comissão de Valores Judiciários, nas Cortes Internacionais e onde for necessário. As guerras não são vencidas em uma única. Batalha. Há uma enorme caverna latejando e ruindo. Aos que querem camuflá-la, alerto que a tragédia de Maceió simplesmente não acabou”.

 

“Se hoje os alagoanos perdem o sono, em breve os poderosos que tentam escapar da justiça perderão muito mais”.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

22 de fevereiro de 2024 2:42 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *