quinta-feira 16 de maio de 2024

Com debate sobre agricultura familiar, MST recebe homenagem do Legislativo alagoano

Iniciativa proposta pelo Deputado Estadual Ronaldo Medeiros (PT) pauta a celebração das conquistas dos trabalhadores rurais no último período

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação

Deputado Ronaldo Medeiros | Ascom/ALE

No marco da comemoração dos 40 anos de existência do MST, celebrado no mês de janeiro, a Assembleia Legislativa de Alagoas realiza nesta sexta-feira (01) sessão pública em homenagem ao Movimento Sem Terra. Iniciativa do deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT), a sessão, que começa às 10 horas,  no Plenário da Casa, é aberta ao público.

“Esse será um importante momento de reconhecimento público da trajetória do MST em Alagoas e no Brasil, em especial pela luta pela produção de alimentos que contribui diretamente no desenvolvimento do nosso estado”, destacou Débora Nunes, da Coordenação Nacional do Movimento.

Além de representantes do Poder Público, a sessão deve receber lideranças de movimentos populares do campo e da cidade, representantes religiosos, grupos culturais e partidos políticos .

“Ficamos muito honrados com essa iniciativa pela passagem da comemoração dos 40 anos do Movimento Sem Terra”, sinalizou Nunes. De acordo com a coordenadora nacional do Movimento, a sessão simboliza ainda a possibilidade de debater com a sociedade, a partir da Assembleia Legislativa, o papel da agricultura familiar e camponesa para Alagoas.

“Não queremos que seja apenas uma celebração, mas concretamente esperamos abrir mais um canal de debate e de diálogo sobre a necessidade de fortalecer uma política de incentivo e investimento na agricultura camponesa para o avanço de Alagoas, com geração de renda, emprego e produção de alimentos para a mesa da sociedade”, refletiu.

Para o Deputado proponente da Sessão, o papel do MST na luta e garantia pelo direito à terra e alimentação saudável foi fundamental ao longo das últimas quatro décadas. “A solidariedade do MST com os mais pobres no auge da pandemia de Covid-19, mesmo sob um governo que incentivava ataques aos movimentos sociais, especialmente os de luta por reforma agrária, foi responsável pela doação de toneladas de alimentos de seus assentamentos em todo o Brasil. Por isso, reconhecer e enaltecer a luta do MST se faz necessário”, explicou Ronaldo Medeiros.

Sessões em todo o país

Assim como em Alagoas, parlamentares em todo o país estão realizando ações públicas em homenagem aos 40 anos do Movimento Sem Terra, como o caso da Sessão realizada na última quarta-feira (28) na Câmara dos Deputados, sob convocação dos Deputados Federais Luiza Erundina (PSOL-SP), Dionilso Marcon (PT-RS), João Daniel (PT-SE) e Valmir Assunção (PT-BA).

Assembleias Legislativas de outros estados também estão se organizando para as Sessões em homenagem ao Movimento Sem Terra, a exemplo do Ceará, que realiza no próximo dia 15 de março.

Fonte: Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

1 de março de 2024 8:25 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *