terça-feira 7 de maio de 2024

Minas 03 e 25 da Braskem se aproximam da superfície em Maceió

Crateras tem alturas de um prédio de 15 andares e de duas estátuas do cristo redentor respectivamente e estão a 250 metros do limite de isolamento no Mutange
Reprodução

Por Thiago Correia, do portal Na Rede

Documentos da Braskem encaminhados no último dia 27 de fevereiro para Agência Nacional de Mineração – ANM – mostram que duas das minas de sal-gema que hoje formam cavernas fora da camada de sal no subterrâneo, estão aumentando de volume e mais próximas da superfície. Os documentos foram produzidos em fevereiro e fazem parte da exigência feita pela ANM de atualização da situação de todas as crateras após o dolinamento da Mina 18.

A atualização dos sonares realizada nas cavernas das minas 03 e 25 mostram que ambas continuam desmoronando internamente e em movimento vertical em direção a superfície. Diferentemente da mina 18 que dolinou dentro da Lagoa Mundaú em dezembro do ano passado, as duas minas estão sob a superfície do Bairro do Mutange, uma delas, a mina de número 3, há alguns metros da zona de isolamento do antigo campo de mineração.

Mina 03

A Mina 03 está localizada sob o mutange há cerca de 250 metros do ponto mais isolado da área de mineração na região da antiga Praça Lucena Maranhão. A área está isolada por tapumes de metal, mas o fluxo de carros continua normal. Num possível dolinamento, a cratera ficaria há menos de 200 metros do fluxo de pessoas.

Reprodução

Segundo o exame de sonar encaminhado para a ANM, a Mina 03 além de estar se encaminhando para a superfície continua aumentando de volume. O último sonar realizado na caverna formada pela mina 03 havia sido realizado em 05 de agosto do ano passado e mostrava uma cavidade com 24.800 m³ de volume. O documento encaminhado no final de fevereiro deste ano mostra que a caverna tem agora um volume de 24.930 m³.

Em agosto, o topo da caverna subterrânea estava há 698,71 metros de profundidade. O sonar realizado no mês passado, mostra que a caverna subiu mais de 3 metros e agora está há 695 metros de profundidade.

Reprodução

A mina 03 tem hoje 61,57 m de largura e 47 m de altura o equivalente à metade de um campo de futebol e um prédio de 15 andares. Outro fato que chama a atenção no exame de sonar é que a cavidade está mudando sua geometria, com o topo ficando cada vez mais largo. De acordo com especialistas consultados pela nossa reportagem, o alargamento do topo pode gerar mais instabilidade na caverna subterrânea, acelerando o processo de desmoronamento e o risco de dolinamento natural,

Reprodução

Mina 25

A caverna da mina 25 está localizada no Mutange, nos fundos do antigo prédio sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação – o SINTEAL. Essa é uma das crateras que mais preocupa porque é a que está mais próxima da superfície: há 354 metros fora da camada de sal.

Segundo os documentos, a mina 25 também está agora ainda mais próxima da superfície. O último sonar realizado na cavidade foi em outubro. Desde meados do ano de 2023, a mina estava em processo de enchimento. Já havia recebido até o mês de setembro 46 mil m³ de areia. Mas desde o protesto realizado por moradores dos Bairros afetados os trabalhos foram paralisados e não foram retomados por conta do dolinamento da mina 18. A cratera da mina 25, na época da paralisação, estava há 544,8 metros de profundidade.

No documento encaminhado para a ANM, a cratera está agora há 541,5 metros de profundidade. O documento mostra ainda que a cratera tem agora 67 metros de altura e 93,85 metros de largura.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *