domingo 28 de abril de 2024

Mais de 285 mil famílias no Nordeste não tem banheiro em suas casas

Maranhão é o estado com maior quantitativo de domicílios sem banheiro em todo o país
Reprodução

Por Gabriel Mileno, Thiago Aquino e Graziela França, da Agência Tatu

Ter um banheiro com sanitário ligado a uma rede coletora de esgoto ou fossa é um direito básico, mas para 285.389 famílias nordestinas esse cômodo é inexistente. O Maranhão é o estado com o maior número dos domicílios nesta situação, somando 73.751 moradias.

Agência Tatu analisou os dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, para se ter ideia, a quantidade de domicílios sem banheiro no Nordeste é superior ao número de domicílios recenseados do estado do Amapá, de 251.949 segundo o Censo 2022.

Reprodução

O Nordeste é a região mais afetada do país, tanto em números absolutos quanto em taxa por 100 mil domicílios. Em números proporcionais, a região tem aproximadamente 1.518 famílias sem banheiro a cada 100 mil residências. O Norte tem 1.059, o Centro-oeste registrou 134, o Sudeste 45 e o Sul 38 casas sem banheiro a cada 100 mil domicílios.

O Sudeste, Centro-Oeste e Sul apresentam números totais menores: são 14 mil, 7 mil e 4 mil domicílios sem banheiro ou sanitário, respectivamente.

Rotina desumana

Josivânia da Silva mora com o marido e mais três filhos na comunidade remanescente quilombola Filús, no município de Santana do Mundaú, a 100km de Maceió. A família não tem banheiro em casa. O cômodo até começou a ser construído, mas não foi possível finalizá-lo.

“Quando precisamos fazer as necessidades, vamos à casa do meu sogro.  Nós começamos aqui a construir o banheiro dentro de casa, mas estamos precisando de vaso, cano e outros materiais que estamos sem condições de comprar. Além da gente, tem mais seis casas por aqui que não têm banheiro”, relata.

A casa de Vânia, como é chamada, está dentro das estatísticas do IBGE, já que ela respondeu aos questionários do recenseador que esteve na comunidade em 2022.

Estados e capitais 

Reprodução

O Maranhão é o estado do Brasil com maior número de domicílios sem banheiro ou sanitário. São 73.751 no total e aproximadamente 3 mil a cada 100 mil domicílios. A reportagem questionou ao Governo do Maranhão se existe algum programa com o objetivo de mudar essa realidade, mas até o fechamento desta reportagem não teve retorno.

Já no cenário das capitais nordestinas, Teresina, no Piauí, se destaca negativamente, liderando o ranking nacional com 1.027 casas sem banheiro a cada 100 mil domicílios. Apesar do estado do Maranhão ocupar a pior colocação, a capital, São Luís, apresenta 937 domicílios na condição de não possuir nenhum banheiro ou sanitário, ficando em segundo lugar entre as capitais nordestinas com maior quantitativo. As duas capitais também estão presentes entre os 50 municípios nordestinos com o pior índice.

Os dados do IBGE, analisados pela Agência Tatu, também apontam que existem 14 municípios nordestinos que não têm domicílio sem banheiro, entre eles Santa Luzia do Norte, em Alagoas, General Maynard, em Sergipe, e Monte das Gameleiras, no Rio Grande do Norte.

Confira todos os municípios nordestinos que não têm domicílio sem banheiro:

  • Cruzeta (RN)
  • Fernando de Noronha (pe)
  • Fernando Pedroza (RN)
  • Galinhos (RN)
  • General Maynard (SE)
  • Joca Claudino (PB)
  • Lagoa de Velhos (RN)
  • Monte das Gameleiras (RN)
  • Parazinho (RN)
  • Passagem (RN)
  • Riacho da Cruz (RN)
  • Ruy Barbosa (RN)
  • Santa Luzia do Norte (AL)
  • São Bento do Norte (RN)
  • Senador Georgino Avelino (RN)
  • Viçosa (RN)
  • Xexéu (PE)

Após a publicação da matéria, o Governo do Estado do Maranhão enviou nota, nesta segunda (18), mencionando as ações realizadas para o combate da situação no estado. Confira a nota na íntegra.

“A Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) informa que, nos últimos anos, vem realizando ações, especialmente nos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em que moradias foram entregues com banheiros para as populações de baixa renda. Entre os municípios beneficiados estão Conceição do Lago Açu, Santa Filomena, Amapá do Maranhão, Água Doce, Lagoa Grande, Serrano e Satubinha.

Além disso, mais de 11 mil famílias foram beneficiadas com o programa Cheque Minha Casa, que entregou valores em dinheiro para compra de material para a reforma ou construção de banheiros nos imóveis.

Por fim, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) destaca que através de recursos do Governo Federal para o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no eixo Sustentabilidade e Desenvolvimento, vai efetuar ações de saneamento básico em diversos municípios maranhenses que visam, também, a ampliação do acesso da população a este tipo de benefício.”

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *