domingo 28 de abril de 2024

Filmes sobre Adoniran e Luiz Melodia reforçam “parceria” cinema e MPB

Outro filme ainda sem previsão de estreia que completa cinebiografias e documentários sobres músicos é “Homem com H”, sobre a vida de Ney Matogrosso
Fotomontagem: Reprodução

Nessa semana, chegou aos cinemas o filme Saudosa Maloca, de Pedro Serrano, comédia musical baseada nas obras Adoniran Barbosa. Na história, o ator e vocalista dos Titãs, Paulo Miklos (O Invasor e Estômago), interpreta o sambista, enquanto Gero Camilo é Mato Grosso e Gustavo Machado representa Joca, os imortais companheiros que ajudaram na construção da “maloca querida”.

Neste mês ainda chega ao público “Luiz Melodia – No Coração do Brasil”, de Alessandra Dorgan, exibido em canais fechados, streaming e no festival É Tudo Verdade, em salas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O documentário retrata a trajetória do “Poeta do Estácio” por meio do registro da evolução da música, cultura e sociedade brasileira. Segundo a produtora, Luiz Melodia “nos conta, em primeira pessoa, sua trajetória de menino negro nascido no morro até sua transformação em um dos maiores artistas da história da MPB. O filme também traz um acervo inédito disponibilizado por Jane Reis, sua esposa e empresária.”

Ambos os filmes revelam o gosto do público nacional por filmes que retratam a vida dos músicos brasileiros, em especial da MPB – Música Popular Brasileira.

Portal Vermelho já fez uma lista com filmes sobre a música brasileira, que vai desde Cazuza – O Tempo Não Para, em 2004, passando por Tim Maia (2014), Elis (2016) e Meu Nome é Gal, cinebiografia de Gal Costa, de 2023.

A importância desses filmes para nossa cultura é ímpar, uma vez que celebra nossos históricos artistas e estabelece uma “nova retomada” cinematográfica pós-pandemia, aquecida pelo fomento cultural sob o novo governo Lula.

Em outro aspecto, não menos importante, as cinebiografias e documentários trazem para as novas gerações referências sobre a cultura popular brasileira. Assim, os filmes podem ser vistos como porta de entrada para que os jovens se interessem pelo o que já foi produzido e entendam que muitas referências de hoje têm como base a riqueza musical brasileira, construída ao longo de muito tempo e por muitos artistas.

Homem com H

Outro filme que retrata um ícone da MPB será “Homem com H”, cinebiografia de Ney Matogrosso. Quem vive o intérprete de Sangue Latino, ainda da época de Secos e Molhados, é o ator Jesuíta Barbosa, que trabalhou na novela Pantanal (2022). O filme dirigido por Esmir Filho ainda não tem data para estrear. Nele será contada a vida do cantor desde a infância e Ney participa diretamente do projeto do filme.

As gravações começaram em janeiro e nesta semana Jesuíta foi fotografo durante as gravações na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *