terça-feira 21 de maio de 2024

Governador acompanha presidente do STF em palestra para estudantes do CEPA

Ministro Luís Roberto Barroso realizou uma palestra motivacional para 200 estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação

Foto: Thiago Sampaio / Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas acompanhou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, durante uma palestra motivacional para estudantes da Escola Estadual Princesa Isabel, em Maceió, nessa terça-feira (30). Cerca de 200 estudantes do ensino médio acompanharam a fala do ministro, que discorreu sobre sua trajetória, os cenários brasileiro e mundial e também sobre valores.

Com o tema “Como fazer a diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso contou aos estudantes um pouco de sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância, vivida na cidade de Vassouras (RJ), até chegar à capital fluminense, cursar Direito e, em 2013, tornar-se ministro da mais alta corte do País. Ele também fez questão de tecer elogios para Alagoas onde, segundo ele, tem memórias muito boas no estado.

Ao iniciar seu discurso, o ministro fez questão de lembrar uma frase dita por uma de suas assessoras, que ele diz carregar por onde vai e faz questão de replicar: “A vida é uma festa para a qual todos nós fomos convidados e com o direito de entrar pela porta da frente”, disse o ministro, que completou: “Ninguém é melhor do que ninguém. Ninguém é melhor que vocês, portanto não deixe ninguém diminuir vocês”.

“Quase sempre que eu vou a algum estado para um encontro institucional, eu tenho procurado ir a alguma escola pública e conversar com os jovens do ensino básico, fundamental e médio para falar sobre a vida, sobre o conhecimento, sobre valores, sobre o mundo em que nós estamos vivendo e as preocupações que a gente tem que ter”, prosseguiu.

Na oportunidade, o governador Paulo Dantas fez questão de apresentar os programas que o Governo de Alagoas executa na área da educação e que fizeram com que o Estado alcançasse os melhores resultados da história no Ideb.

Slide 1
Slide 2

“Ministro [Luís Roberto Barroso], é uma honra recebê-lo em nosso estado e em nossas escolas, que possuem estudantes motivados a buscar um futuro melhor para cada um deles. O Governo de Alagoas faz sua parte ao implementar programas que motivam, auxiliam e os preparam para o mercado de trabalho. Agora em maio vamos levar 50 estudantes da rede estadual para Londres por meio do ‘Programa Daqui Para o Mundo’. Temos ainda o Cartão Escola 10, Professor Mentor, Bolsa Formação, e também vamos lançar este mês o programa Escola do Coração, que consiste na construção de 59 novas unidades em todo o estado, ampliando nossa rede, com mais modernidade, conforto e segurança para os nossos alunos”, destacou.

Durante sua palestra, Barroso fez questão de motivar os alunos acerca da fase que vivem na adolescência, e disse que não se sintam pressionados por terem que decidir o futuro de cada um diante da proximidade do Enem, e que nunca é tarde para mudar.

“Já passei por todas essas incertezas que vocês vivem agora, de sentir-se feio, de não saber qual profissão seguir, de não saber o que escolher, porque é normal ter essa insegurança. O que vocês precisam saber é ser bom naquilo que você faz de melhor e ser feliz. Recentemente, meu filho largou uma empresa de investimentos e decidiu abrir uma startup de jogos on-line e é isso o que o motiva. Vocês podem escolher algo agora e lá na frente se arrepender e tá tudo bem”, afirmou.

Para finalizar, o presidente do STF disse que gosta de realizar esse tipo de palestra porque aprende e entende as preocupações dos jovens. “É uma forma de eu aprender, lidando com os jovens e entendendo o que os motiva, as preocupações da vida atual. É também uma forma de eu compartilhar um pouco da experiência, do conhecimento que eu acumulei ao longo da vida e ajudar um pouco nas escolhas dos caminhos que eles vão percorrer”, concluiu.

O evento foi prestigiado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho; o presidente da Almagis, juiz Hélio Pinheiro; a secretária executiva da Seduc, Maria Gevan; além de demais secretários, gerentes e diretores das escolas estaduais.

Almoço

Após o evento, o governador Paulo Dantas recebeu em um almoço o ministro Luís Roberto Barroso, além do presidente do TJ/AL, desembargador Fernando Tourinho e demais desembargadores; o presidente do TRT/AL, desembargador Marcelo Vieira; o chefe do Ministério Público Estadual, procurador Lean Ferreira; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Toledo; o presidente da ALE, deputado Marcelo Victor; o deputado federal Luciano Amaral; a procuradora-Geral do Estado, Samya Suruagy; o secretário de Governo Vitor Pereira; e a controladora do Estado, Caroline Balbino.

Por Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

30 de abril de 2024 4:14 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *