terça-feira 21 de maio de 2024

Maternidade Escola Santa Mônica lança campanha para arrecadação de almofadas de amamentação

Ação faz parte da estratégia para o credenciamento da unidade como Hospital Amigo da Criança
Ação com uso das almofadas na Maternidade Santa Mônica faz parte das estratégias de incentivo e apoio à amamentação | Fotos: Assessoria Maternidade Santa Mônica

A Maternidade Escola  Santa Mônica, unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), entrou na corrida para o credenciamento como Hospital Amigo da Criança. A Comissão Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC/MESM lançou a Campanha ‘Doe Almofada de Amamentação’, que serão utilizadas durante todo o período de internamento, visando auxiliar no processo de amamentação dando conforto e qualidade na estadia da mãe e do bebê.

De acordo com a nutricionista Renata Moura, membro da comissão, essa ação faz parte das estratégias de incentivo e apoio à amamentação da maternidade, cujo propósito é aumentar os níveis de amamentação exclusiva na sociedade e, consequentemente, reduzir a mortalidade infantil.

“Nossas usuárias tem uma equipe qualificada no cuidado da Amamentação. Com essa iniciativa temos maiores chances de garantir que as mães saiam do hospital amamentando seus bebês exclusivamente e consigam dar seguimento à amamentação em casa”, reforçou Renata.

Além do empenho interno, que envolve todos os setores assistenciais e do quadro administrativo, o envolvimento da família e da sociedade para a causa amamentação é imprescindível.

“Na maternidade, a amamentação precisa ser incentivada e ser trabalhada com ajuda prática para as mães. Nos lares, locais de trabalho a causa precisa ser abraçada pela família e empresários como apoio à mãe que pode e deseja amamentar. Por isso lançamos essa campanha”, destacou.

IHAC 

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Também cabe ao Hospital Amigo da Criança o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto, garantir livre acesso à mãe e ao pai e permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

Como Maternidade referência para gestantes e bebês de alto risco, a maternidade já tem esses critérios como premissa. Todavia, a Santa Mônica tem o binômio mais grave do ponto de vista de saúde, já que muitos bebês prematuros, sindrômicos, podem precisar de uma atenção mais especializada quanto à amamentação.

É importante destacar que bebês que nascem em um Hospital Amigo da Criança têm menos chance de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto. O contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto também ocorrem com mais frequência em Hospitais Amigos da Criança do que em maternidades que não têm o título.

Atualmente, um em cada quatro nascimentos no país ocorre em Hospitais Amigos da Criança, uma média de 725 mil por ano. E não é só isso. Cada nascimento em um Hospital Amigo da Criança influencia nos indicadores de aleitamento materno, aumentando a média do aleitamento materno exclusivo (oferta apenas de leite materno para a criança até o 6º mês de vida) para 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que não nasceram em um Hospital Amigo da Criança.

“É de suma importância o envolvimento de todos. Amamentação é assunto para todos os setores e equipes assistenciais envolvidas com o cuidado do binômio mãe e bebê, assim como todo o quadro administrativo que deve conhecer as normas e regras na implantação do IHAC. Com a conquista do Selo IHAC, teremos uma certificação do trabalho e compromisso que executamos há décadas na Maternidade”, finalizou Renata Moura.

Por Agência Alagoas

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *