domingo 19 de maio de 2024

Basílio Seh realiza espetáculo músico-autoral em comemoração aos seus 20 anos de carreira fonográfica

Artista fará celebrações no próximo dia 09, no Teatro de Arena, e no dia 16 na cidade de Traipu
Foto: Arquivo Basílio Sé

Foi só aos 40 anos que o artista, nascido em Tacaratu, município do semiárido de Pernambuco, e radicado em Alagoas, Basílio Seh foi lançado oficialmente na carreira fonográfica, com seu primeiro CD, intitulado ‘Oco do Mundo (2003)’. De lá para cá, já se vão 20 anos de carreira e sete discos e um DVD desse artista, cantor e compositor.

Vale lembrar que apesar de Basilio Seh completar vinte anos de carreira fonográfica, seu tempo de lida com música ultrapassa os quarenta anos, pois ele teve contato com seu primeiro instrumento musical, um trompete, aos 12 anos.

Tendo como referências musicais artistas como Djavan, Hermeto Pascoal (com quem já dividiu palco no show “Feira dos Sons”) e Egberto Gismonti, Basílio Seh é conhecido pelo seu trabalho único, que chama atenção da crítica especializada e dos alagoanos.

Com relação as obras musicais do artista destacam-se: Lá Vai o Trem e o cão correndo atrás; Marieta e Eu; Oco do Mundo; Oração do Nada; Zuleide; A Batalha Final. Ele também atuou na produção e direção musical do CD ‘Viçosa do Nosso Brasi’ e fez a produção musical do 1° e do 2° CD Palco Aberto, e foi responsável pela trilha sonora do filme documentário ‘1912 O Quebra de Xangô’.

Basílio Seh teve ao longo de vinte anos de carreira participação em festivais de músicas como também em projetos de grande porte: MPB Petrobrás, Pixinguinha, Canta Nordeste, FEMUCIC, etc. Em 2006 fez participação especial no show do cantor e compositor Chico César, realizado pelo projeto “MPB Petrobrás”.

Foto: Arquivo Basílio Sé

Entre os destaques como educador, Basílio Seh foi responsável pela orquestra do Complexo de Ensino Público de Alagoas em Maceió (CEPA) e pela Orquestra Nuno Pimentel, na cidade Viçosa. As duas orquestras formadas com alunos da rede pública de ensino.

Em 2021,  Basílio Seh lançou três álbuns ao mesmo tempo: sendo um álbum instrumental, outro álbum dedicado ao nordeste e o terceiro álbum voltado para o público infanto-juvenil.

Desta vez, em comemoração aos seus 20 anos de carreira fonográfica, Basílio Sé lança o livro biográfico “Um Rio Chamado Basílio Seh”. O livro mostrará a história de uma vida de dedicação à música e seus resultados obtidos dentro e fora de Alagoas, e terá parte se sua tiragem voltada para estudantes da rede pública de ensino.

Além disso, o artista fará um site sobre sua trajetória musical e realizará dois espetáculos músico-autorais, em Maceió e em Traipu, cidade a qual o artista cresceu.

Segundo Basilio Seh, o espetáculo músico-autoral, o lançamento do livro e a criação do site representam uma forma de gratidão dele para com o público, que o acompanha durante esse tempo valoroso de contribuição musical prestado ao povo alagoano. “O espetáculo pretende apresentar uma espécie de jogral histórico, com base nos trabalhos, até então, publicados”, explicou Basílio.

O músico ainda acrescentou que o show será um momento de diálogo, com ele, com os músicos e com o público. Uma mesa redonda de sonoridade sobre o legado do artista.

A comemoração em Maceió será realizada no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro. O evento é para convidados, mas o artista disponibilizará algumas entradas para o público em geral, amante da música.

Serviço:

O que: Espetáculo músico-autoral em comemoração aos 20 anos de carreira fonográfica de Basílio Seh

Onde: Teatro de Arena, anexo ao Teatro Deodoro, às 19h, e Traipu, às 21h

Quando: Dias 09 e 16 de maio

Entrada franca

Por Assessoria

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *