18 de setembro de 2021 7:38 por Geraldo de Majella
O fotógrafo Neno Canuto, registrado como Antônio Carlos Acioly Canuto, nasceu em Maceió. É um dos nove filhos do casal Eunice e Luiz Canuto. Adolescente na década de setenta, foi estudar em Brasília, onde viveu parte de sua vida como jovem e passou a gostar de fotografar como hobby.
Entre outras atividades, foi um dos sócios de um dos points da noite alagoana, a choparia Marquês de Latraveia, em Jatiuca. Nas décadas de oitenta e noventa era para onde os boêmios e a juventude afluíam.
Neno Canuto trabalhou na antiga Telasa, na área de informática. A fotografia ascendeu então à condição de principal atividade. Nos últimos anos é um dos fotógrafos da Secretaria de Comunicação do governo de Alagoas (Secom), com uma longa trajetória profissional, trabalhos fotográficos premiados e o reconhecimento como um dos melhores profissionais de Alagoas.
É um especialista em fotografia aérea com o maior acervo sobre as regiões do semiárido alagoano, o rio São Francisco, além dos registros dos mestres da cultura popular e dos assentados da reforma agrária. Por quase uma década fez registros fotográficos das reservas ambientais de Alagoas.
Neno Canuto é um fotógrafo com muitos anos de estrada. No dia em que o seu acervo for aberto, não tenho dúvidas, será revelada uma outra Alagoas.