domingo 19 de maio de 2024

Projeto cria comitê da Juventude para atuação política na Rota Ecológica dos Milagres

Jovens participantes do projeto “Rota da Juventude” definiram juntos as áreas de atuação política e cultural nas cidades de São Miguel dos Milagres, Passo de Camaragibe e Porto de Pedras
Foto: Assessoria

O Instituto Yandê promoveu, no dia 15 de julho, um dia cheio de atividades, discussões e planejamento no encerramento da primeira etapa do “Rota da Juventude”. A iniciativa do Instituto teve início em março e levou cerca de 30 jovens de 16 a 29 anos, das cidades de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, para fomentar o engajamento comunitário, com atividades de diversas áreas de atuação na política local.

Na oportunidade, foi consolidada a criação do Comitê da Juventude da Rota Ecológica dos Milagres, e os jovens se organizaram em grupos para iniciarem as movimentações em áreas que impactarão a vida e a comunidade de cada um deles, tais como Educação, Esporte e Cultura. A tarde ainda foi marcada por um momento de relaxamento e lazer, com uma introdução ao ioga, ferramenta que os jovens podem aplicar no dia a dia para o autoconhecimento e melhora na concentração e qualidade de vida, e ao break dance, para que eles pudessem conhecer um pouco da cultura hip hop. A aula instigou a inclusão da dança no plano de ação.

O encontro contou com a presença da secretária estadual de Esporte e Juventude, Angela Stemler, que parabenizou a iniciativa e destacou a força do Rota da Juventude. “Eu estou imensamente feliz com esse projeto, e ver a realização dele é como se fosse uma sementinha que está germinando cada dia mais e que vai florescer através de cada um de vocês. Isso aqui só foi o início. A continuidade do processo e quem vai levar cada dia mais isso pra frente são vocês. A secretaria do estado junto com o superintendente da juventude vai ajudar vocês no que for possível para que aqui nesses municípios tenha uma juventude forte e atuante”, declarou a secretária aos jovens participantes.

Slide 1
Slide 2
Foto: Assessoria

O projeto foi promovido a partir de oficinas transdisciplinares com o objetivo de discutir cidadania, empreendedorismo, educação, cultura, senso de comunidade e múltiplas temáticas transversais, ministradas por profissionais de diversas áreas de atuação, como audiovisual, psicologia e economia, entre outras.

A idealizadora, coordenadora do projeto e sócio colaboradora do Instituto Yandê, Mariana Bernardo, ressaltou o protagonismo dos participantes durante toda a execução dos projetos. “Toda a metodologia do projeto foi pensada para que a troca de conhecimentos fosse realizada a partir da valorização das vivências, criatividade e realidade social de cada participante. Baseados nos seus repertórios e influenciados pelas formações que o projeto proporcionou, eles já estão fazendo política e inspirando muita gente a lutar por dias melhores”, disse ela.

Sobre o Instituto Yandê

O Rota da Juventude conta com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Costa dos Corais. O Instituto Yandê é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que desde 2012 atua no desenvolvimento cultural, ambiental e educacional das cidades que integram a região da APA dos Corais.

O Yandê tem o apoio do Movimento Bem Maior, Phomenta e Instituto Phi.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *