segunda-feira 29 de abril de 2024

CPI da Braskem: coordenador da Defesa Civil de Maceió mentiu e demonstrou despreparo técnico

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação

Foto: Agência Senado

Por Abel Galindo Marques*

Um dos líderes da MUVB (Movimento Unificado das Vítimas da Braskem), Mauricio Sarmento, que estava presente na sessão da CPI, na quarta-feira dia 13/03/2024, afirma e detalha que o Sr. Abelardo Nobre, coordenador da Defesa Civil de Maceió mentiu para os senhores da CPI, mais precisamente para o relator Senador Rogério Carvalho.

O senhor relator Rogério Carvalho disse que eu tinha dito que o raio de influência da área afetada de uma mina de sal era igual a profundidade da mina, que no caso de Maceió, é 1000 metros aproximadamente. Então o senhor Abelardo disse que não era bem assim e falou umas bobagens, demonstrando falta de conhecimentos técnicos.

A figura 1 mostra o mapa de feições elaborado pela CPRM em 2019 no qual se vê as minas e as rachaduras (tracinhos pretos) na superfície e edificações no bairro do Pinheiro. A linha tracejada, vermelha, delimita a área afetada. Da mina 10 (que se encontra praticamente no centro da área da mineração) até a linha vermelha que demarca a área afetada, a distância é 1.120 metros. Da mina 31, que está mais próximo das edificações do bairro do Pinheiro, a distância é de 900 metros. Se fizermos a média, teremos 1010 metros, ou 1000 metros. Essas minas estão na profundidade de 1000 metros, aproximadamente. Somente pessoas levianas aceitam o que está na literatura técnica e científica, mundial, sem antes verificar no campo essas informações.

Figura 1 – Mapa de feições da CPRM 2019

Quanto a área da cratera formada na superfície, devido ao dolinamento, de uma mina, o seu raio de segurança, pode ser obtido pela fórmula alemã:

????=1,5×√????3

Onde: V é o Volume da mina.

Fazendo-se um cálculo aproximado para o caso da mina 18, obtêm-se um raio de segurança de 100 metros. Tem-se assim uma área com diâmetro de 200 metros. Por falar em mina 18, nunca se viu tanta incompetência e falta de conhecimento sobre dolinas (sinkholes).

Tem várias entrevistas minhas onde afirmei com antecedência que a cratera que iria se formar teria um raio de uns 80 metros e profundidade entre 8 a 15 metros. Como se viu a área que afundou tem um raio de no máximo 100 metros (diâmetro de uns 200 metros).

O grande absurdo foi a retirada de pessoas às pressas que estavam residindo nos bairros vizinhos, em áreas seguras, em relação a mina 18. Um exemplo estarrecedor, foi a retirada do Sr. Cássio Araújo que estava residindo na antiga rua Belo Horizonte, número 1.141. A distância dessa residência até a mina 18 são 1250 metros (veja a figura 2). A área que iria afundar só teria um raio máximo de apenas 100 metros e localizava-se as margens da Lagoa Mundaú. Isso foi um absurdo comandado pelo Sr. Abelardo Nobre. Nesse evento da mina 18, aconteceram muitos casos semelhantes de retirados de pessoas que moravam a mais de 500 metros da mina 18.

Leia mais: CPI da Braskem: sindicalista diz que coordenador da Defesa Civil Municipal mentiu em depoimento

E o “mico” que Maceió passou perante todo Brasil, onde o noticiário era que Maceió estava afundando por causa da mina 18? As pessoas ficaram apavoradas porque não sabiam que uma mina quando sobe até a superfície, ela vai subindo e vai se auto aterrando. É por isso a profundidade da área que afundou da mina 18, tem apenas 10 metros de profundidade, aproximadamente.

E as milhares de edificações que estão rachados por causa dessa mineração criminosa e que, de forma absurda e não justificável, não foram indenizadas? Como pequeno exemplo a figura 3 mostra edificações rachadas (pequenos triângulos) que não foram indenizadas. As casas do Flexal de cima e as do Flexal de Baixo, estão rachadas porque foram tracionadas pelo afundamento das minas. Essa história que elas foram mal construídas, não é verdade. E os senhores sabem que sei profundamente sobre essa questão. Por que o senhor e sua turma insistem em não fazer justiça com as pessoas estupidamente prejudicadas por essa mineração criminosa?

Figura 2 – Distância da mina 18 para a residência nº1141
Figura 3 – Edificações rachadas que não foram indenizadas

É professor, engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

 

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

20 de março de 2024 1:42 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *